Dia Mundial do Orgasmo

O orgasmo é a conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual.
Pode ser experimentado por ambos os sexos, dura apenas breves segundos e é sentido durante o acto sexual ou a masturbação causando uma intensa excitação das zonas erogenas genitais. O orgasmo pode ser detectado com a ejaculação na maioria das espécies de mamíferos masculinos.

O orgasmo é caracterizado por intenso prazer físico, controlado pelo sistema nervoso autónomo, acompanhado por ciclos de rápidas contracções musculares nos músculos pélvicos inferiores, que rodeiam os órgãos sexuais e o ânus, sendo frequentemente associados a outras acções involuntárias, como espasmos musculares em outras partes do corpo, um sensação geral de euforia e, com frequência, vocalizações.

A ausência do orgasmo de forma continua é considerado uma doença denominada de anorgasmia.

Na espécie humana, de maneira geral, tanto homens quanto mulheres podem sentir o orgasmo: nos homens, apresenta-se como um pico rápido de excitação seguido de ejaculação, e rápida queda na sensação de prazer; nas mulheres, pode consistir de um período mais extenso de sensação de prazer, pontuado por alguns picos de prazer (muitas vezes chamado de orgasmo múltiplo), mais intenso que nos homens, com decréscimo destas sensações mais lento do que nos parceiros. Nas mulheres, ainda, pode haver contracções musculares que causam expulsão de líquido através da vagina, caracterizando a ejaculação feminina. É um período que grande relaxamento e queda da pressão arterial, devido à libertação da Prolactina. Além de redução, temporária, das actividades do córtex cerebral.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicações relaccionadas